sábado, setembro 01, 2007

Sobre Lady Di

Estranho eu voltar assim das trevas pra falar de um assunto tão clichê e ao mesmo tempo tão inusitado pros padrões desse blog. Mas o fato é que as homenagens pelos 10 anos de morte de Diana reacenderam essa figura na minha memória e me fizeram pensar um pouco sobre ela e, é claro, sobre mim diante dela.

Lembro de Lady Di como uma espécie de Chico Buarque, guardadas as devidas proporções. Mesmo quem dizia não gostar dela, acabava admitindo alguma simpatia, fosse pelo fardo de ser casada com a anta do Charles, ou pelos esforços em apontar causas sociais importantes. Mesmo nesses tempos áureos, eu não a considerava bonita. Pra falar a verdade, ela sempre me pareceu, além de baranguinha, a pessoa mais triste do mundo.

Quando adolescente, desenvolvi um ódio mortal da pobre e tudo que se ligava a ela, graças ao hit "Goodbye England's Rose", música originalmente composta pra Marilyn Monroe que o Elton John adaptou às pressas pra homenagear Diana em seu funeral. Vocês podem não acreditar, mas essa maldita música tocou mais que o tema de Titanic. Era insuportável. Enfim, enterrada a Diana e esquecida a música, apaguei a princesa da minha vida e segui crescendo.

Há alguns meses assisti "A Rainha" e ver imagens reais da Lady Di na tela me mobilizou de uma maneira que eu não imaginava. Alguns dias depois, me peguei chorando por causa de um documentário sobre sua morte em pleno salão de beleza. Tudo por causa de uma cena rapidíssima em que uma jovem Diana e seu não tão jovem noivo anunciavam o casamento: um repórter pergunta "are you in love" e ela com a expressão mais inocente, mais pura, mais jeca do mundo, responde "of course".

Perguntei a algumas pessoas a que elas atribuem todo esse carisma da Diana e uma parte delas, pra minha surpresa, apontou a "origem popular" da princesa. Ou seja, a fantasia coletiva é de que a Diana era uma mulher do povo que virou Cinderella, quando na verdade ela era uma Spencer e tinha sangue tão azul quanto o da Bebeth!

E eu fico aqui fodida no meu cantinho pensando o que é que essa mulher tinha? Por que é que ela é tão interessante? Por que eu e parte significativa do resto do mundo nos sentimos tão atraídos por ela e tudo que a envolve? E, MAIS DO QUE TUDO, POR QUE DIABOS EU ESTOU SENTINDO VONTADE DE OUVIR GOODBYE ENGLAND'S ROSE???

UPDATE: A cena a do "of course" aparece no finalzinho desse vídeo.