sexta-feira, janeiro 04, 2008

The most stylish of all

Alguém deu uma olhada na lista dos 50 homens mais estilosos dos últimos 50 anos segundo a GQ? Algumas escolhas óbvias (e justas), outras questionáveis (Woody Allen?!) e uma falta imperdoável: Fred Astaire. Apesar dos pesares, uma matéria bem interessante com fotos espetaculares (a de Robert Redford veio parar no meu desktop). Mandei pro namorado esperando comentários profundos e ele me respondeu com um e-mail de meia linha dizendo: "Olha como Miles Davis parece Pelé!".

Em se tratando dos homens "de verdade", nunca conheci ninguém mais elegante que meu avô paterno, o velho Pedro Serra. Até hoje não consigo entender como uma pessoa que vivia em pleno semi-árido baiano conseguia estar sempre arrumada, elegante e cheirosa. Era até meio surreal ver um senhor esguio de camisa abotoada, sapato fechado, cinto combinando e boina xadrez no meio daquela paisagem esturricada e do lado de uma esposa que não se preocupava em nada com a aparência.

Tem gente que precisa de personal stylist, cabeleireiro, massagista e psiquiatra pra ficar apresentável. Meu avô dormia e acordava impecável. Infelizmente, não herdei os genes da elegância inegável, da postura principesca, dos olhos acizentados. Herdei uma tremenda de uma saudade e uma admiração que não tem fim por tudo o que ele representa na minha vida.

Vovô Pedro morreu aos 90 anos, quando eu tinha 6. Foi enterrado com o mesmo terno que vestiu no dia do seu casamento. Quando o vi morto, lembro de ter pensado que aquele não era meu avô, era um boneco pálido que em nada se assemelhava ao senhor da pele cor-de-chocolate que dividia comigo licuri cozido e chorava no portão sempre que as férias acabavam eu voltava para Salvador.

Na foto, vovó Esther, eu e vovô Pedro em frente à casa deles em Brumado.