quarta-feira, março 29, 2006

Sexo x Gênero x Sexualidade

Se tem uma coisa que me irrita é a distinção entre homens e gays como seres de natureza absolutamente distinta. Quem nunca ouviu falar que sicrano "não é homem" porque não gosta de mulher?

Hoje vi um tópico na comunidade "Eu amo maquiagem" em que um garoto perguntava o que as pessoas achavam de homens que usam lápis e gloss. Claro que pipocaram respostas como "maquiagem não é coisa de homem", "eca! quem faz isso é viado" e outras do gênero.

Minha resposta:

"Engraçado, até um certo período da vida da criança, ela não sabe distinguir um homem que usa saia de uma mulher. O que define o sexo para pessoas de pouca idade não é a genética, nem os aparelhos reprodutores - são os fatores externos como roupas, cortes de cabelo, etc. Felizmente, o desenvolvimento permite que a criança adquira a capacidade de perceber que um homem é um homem, não importa o que ele veste, nem com quem ele namora. Ao que parece, algumas pessoas insistem em não evoluir e se recusam a aceitar que, mesmo que ame outros homem, um homem não muda de sexo."