quarta-feira, outubro 27, 2004

Com vontade de bloggar

O primeiro livro que eu escolhi pra mim foi "O Bichinho da Maçã e o futuro", do Ziraldo. Não lembro quando foi, acho que eu nem sabia ler ainda. Tenho o livro até hoje e sou apaixonada por ele. É muito fofo.

Mas, apesar da minha biblioteca pessoal ter começado cedo, eu só tomei gosto por leitura bem tarde. Lá pelo colegial, quando a escola me obrigou a ler "Dom Casmurro". Foi amor à primeira vista. Até hoje, Machado está no topo da minha lista, em segundo lugar, pra ser mais exata.

Depois daí veio muita gente boa: Miguel Torga, Borges (responsável por "A escrita do deus", conto mais lindo que eu já li), Oscar Wilde, João Ubaldo, Saramago, Shakespeare, Hemingway (AAAAAH, "O VELHO E O MAR" É BONITO DEMAAAAAAAIS), Eça, Clarice, Garcia Marquéz, Andreiev... nhé... Devo ter esquecido um bocado, mas vocês me perdoam.

E ainda tem muitos autores que eu PRECISO conhecer (Proust, Guimarães Rosa, Homero, Goethe, James Joyce, Kafka e por aí vai - aceito sugestões nos comentários), mas eu ainda não tive coragem.

Um episódio importante na minha vida de aprendiz de traça foi há alguns anos atrás, quando coloquei na cabeça que eu tinha que ler Tolstoi. Dediquei algum tempo da minha vida à leitura de "Guerra e Paz". Depois disso, eu nunca mais tive medo de livro grande. Até porque, hoje é muito difícil eu achar que um livro seja grande. Sem contar que, muito mais importante que o número de páginas, é o meu gosto pelo conteúdo. Pra mim foi muito mais tranqüilo ler "Guerra..." até o fim do que "O Guarani", por exemplo (apesar de consciente sobre sua importância para história da literatura brasileira e das boas intenções que ele tinha, EU ODEIO JOSÉ DE ALENCAR).

E foi logo depois de Tolstói que eu encontrei aquele que, para mim, é o melhor escritor que já existiu: Fiódor Dostoiévsky. Mesmo que ele não tivesse escrito um romance inteiro, só "O Grande Inquisidor" (capítulo de "Irmãos Karamázovi") já o teria qualificado como o maior na minha lista. Pra mim, ele é o melhor. E pronto. Acabou o post.