quarta-feira, junho 02, 2004

Início

Sim, minhas aulas finalmente começaram! E apesar da ameaça de uma nova greve pra esse mês, estou super feliz. O sentimento de comunidade entre os alunos do meu campus é muito absurdo. Eu me sinto num universo paralelo, uma cidade dentro da cidade... É demais!

São Lázaro é o campus mais carente de cuidados da UFBA. É a sede dos cursos de Sociologia, Filosofia, Ciências Sociais, História e Psicologia. Os prédios estão caindo aos pedaços, as salas de aula são bem precárias e nem vou me dar ao trabalho de comentar a estrutura tecnológica. Ainda assim, eu adoro estar ali, naquele lugar cheio de verde, com gente verdadeiramente jovem.

A recepção aos calouros está sendo ótima. O DA de psicologia está se esforçando muito para nos apresentar o campus e nos ensinar um pouco sobre o que vamos viver nos próximos cinco anos. De vez em quando, nos reunimos ao pessoal de História para assistir palestras. Já ouvi sobre luta anti-manicomial, formação do psicólogo, reforma universitária...

E o melhor de tudo até agora, foi a conversa que tivemos hoje com o Professor Marcus Vinícius. Ele contou um pouco sobre a história da psicologia no Brasil e falou sobre o papel social da nossa profissão. Ouvir que "existem coisas mais interessantes para um psicólogo do que tratar dos problemas existenciais da elite" me fez ter a impressão de que dessa vez eu fiz a escolha certa. Tomara que sim.

p.s.: Eu ia deixar o post pra amanhã, pra comentar o jogo da Seleção Brasileira contra a Argentina, mas acho que isso pode esperar. Até porque eu vou precisar de um tempo para me recuperar do(a) ódio/euforia/frustração/tédio/histeria antes de escrever alguma coisa.

----------------------

Update

Brasil x Argentina é sempre um sofrimento!!! E viva Ronaldo, a vaca gorda mais competente da história do futebol!!! Mesmo ele estando magro de novo, vou chamá-lo assim para sempre. Acho que deu sorte. E, como disse o Zagallo, ganhar da Argentina é MUITO gostoso. Aaaaaaaahhhhhhh, maravilha......