segunda-feira, maio 17, 2004

Tia Déo

Imaginem uma senhora de menos de 1,50m, "cheinha", com uma bunda enorme, cabelos estilo Joãozinho completamente brancos, rosto sem vestígios de rugas e óculos grandes, de armação marrom clara.

Essa é a minha madrinha, Tia Déo. O nome verdadeiro dela é Celeste, mas Seu Ordep (meu pai, o primeiro "deoente" da história da humanidade) adaptou para "Déo" e o apelido pegou.

Ela é uma senhora calma, boazinha, sorridente... Está sempre disposta a ajudar, é muito generosa e tem uma paciência infinita.

Tia Déo é solteira e sem filhos, mas adora crianças. Sempre que alguém nasce na família, ela se muda pra casa do bebê por mais ou menos dois meses para cuidá-lo. Mesmo depois que ela vai embora, as visitas ainda são frequentes. Todos os pequenos da família são patologicamente apaixonados por ela. Um dos maiores traumas da infância Serra é ser "abandonado" por Tia Déo, já que quando outro nasce, a atenção é toda dirigida pra ele e você, ex-preferido, fica se afogando em ciúmes (chuif).

Anos de convivência com essse ser que é pura calma, alegria e bondade me renderam um aprendizado do qual desfrutarei pelo resto da vida. Foi com Tia Déo que eu aprendi todos os palavrões que conheço. Ela me ensinou do "porra" ao "puta que pariu". Do "filho da puta" ao "desgraçado". Do "diabo" ao "viado".

A filosofia de vida de Tia Déo é que "velho não apanha". E, como desde os 40 ela tem os cabelos grisalhos, nem esperou envelhecer de fato para colocar suas idéias em prática.

Quer presenciar a transformação de uma velhinha simpática num caminhoneiro desbocado? É só colocar Tia Déo para dirigir! Ela xinga motorista, pedestre, ônibus, táxi, semáforo, faixa, árvore...

A face animalesca da personalidade dessa senhora tranqüila também se apresenta quando >ela assiste qualquer esporte. Os preferidos são futebol e vôlei, mas se tem corrida de cágado, ela está assistindo e xingando. Faz questão de aprender os nomes dos adversários, para insultá-los um por um.

Para vocês terem uma idéia da gravidade do problema, ela esperneia sempre que os jogadores apertam a mão ou abraçam os adversários. "Se fosse eu, não encostava nesse filho da puta!".

Tem também o lendário ódio de Tia Déo pelos juízes. O cara mal aparece na tela e ela já está xingando. "Se eu estivesse lá, jogava alguma coisa na cabeça desse desgraçado".

Além de encrenqueira e boca suja, minha madrinha querida também é dona de uma cara de pau invejada por muitos políticos brasileiros. Uma vez, roubaram uma peça do carro dos meus pais. Desconfiaram de um dos vizinhos. Pois Tia Déo, do alto do seu 1,48m, foi à casa do cidadão dizendo que era delegada e que se a tal peça não aparecesse de novo, ela retornaria com alguns policiais para quebrá-lo. No dia seguinte, a peça voltou misteriosamente para o carro.

Eu adoro, ADORO minha família.