segunda-feira, março 15, 2004

Things Just Keep Getting Better

Um dos meus programas preferidos na TV é o fenômeno Queer Eye for the Straight Guy. Nele, um grupo de cinco gays auto-denominado Fab Five ensina um hetero a ser uma pessoa mais interessante. O grupo é formado por Thom (decorador de interiores), Carson (estilista), Ted (chef), Jai (assessor de cultura) e Kyan (guru da beleza).

Funciona assim: um hetero desajeitado se inscreve voluntariamente. O Fab Five redecora o apartamento do cara, o instrui a cuidar da própria pele e cabelos, mostra as roupas adequadas pra ele, apresenta pratos chiques e ensina a escolher bons vinhos, dá aulas de dança, entre outros. No começo do programa, os caras ainda ficam meio na defensiva, mas quando vêem o quanto podem melhorar a própria aparência e até a vida em geral, acabam ficando totalmente empolgados e quase sempre terminam o show em lágrimas de agradecimento.

Eu tenho certeza que muitos homens gostariam de saber como cuidar melhor de si mesmos estetica e culturalmente falando, mas não o fazem porque ir ao salão, contratar um decorador e saber cozinhar é tudo coisa de viado. O programa mostra, com muita irreverência e bom humor que não é bem assim. Eles ensinam aos heteros que não é preciso ser gay para ser fashion e fazem os caras perderem o medo de se cuidar. É tão legal assistir a transformação, o ganho gradual de confiança, a perda dos preconceitos e, finalmente, aquela expressão de realização no rosto dos homens ao perceberem que pequenos cuidados podem fazê-los sentir tão melhor.

Queer Eye for the Straight Guy é politicamente incorreto (aaaaeeeee), engraçado, educativo e delicioso. Eu recomendo.


Minha Cena Preferida

Fab Five e a vítima da vez estão num furgão rumo a um salão de beleza. O hetero está super desconfiado, evitando encostar nos meninos e sem dar espaço para as brincadeiras. O mais animados de todos, o mais-que-fashion Carson, resolve dar um jeito naquela timidez.
Carson: Me dá sua mão.
Hetero: Pra quê?
Carson: Me dá sua mão!
O hetero amedrontado estende a mão para o ser magro e loiro que o observa.
Carson: PRONTO! TE TOQUEI! AGORA VOCÊ É GAY!
Fab Five: ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ!!!!!!!!